Por Reda??o Web à Epic Play —

Um dos jogos mais aguardados que está vindo por aí é, sem dúvidas, o remake de Resident Evil 2, com lan?amento planejado para 25 de janeiro de 2019.

Devido a grande repercuss?o, a Capcom já confirmou que, dependendo das vendas, outros títulos poder?o ganhar remakes futuramente, deixando os retrogamers felizes com o que pode vir por aí.

Entrando nesse clima, nós da Epic Play decidimos selecionar algumas curiosidades interessantes sobre uma das séries mais tradicionais dos games.

Resident Evil 0 (2002)

Originalmente do Nintendo 64

Inicialmente, o Resident Evil Zero estava sendo desenvolvido para o Nintendo 64, aparentemente utilizando a mesma engine de Resident Evil 2.

Nessa época, os desenvolvedores pensaram em fazer finais diferentes dependendo de qual personagem estivesse vivo, indicando que tanto a Rebecca quanto o Billy poderiam morrer ao longo da aventura. Por raz?es desconhecidas, a ideia foi excluída.

A Rebecca parece utilizar uma pistola “Beretta” semelhante a de Jill Valentine de Resident Evil 1, e o rosto e a vestimenta do Billy est?o levemente diferentes quando comparados a vers?o final.

Outra conex?o com o primeiro Resident é que um membro da Bravo Team, Edward Dewey, está sem sua m?o direita após ser atacado pelos Cerberus. Essa ideia veio para conectar com a m?o encontrada pelo Joseph na cena em live-action do primeiro Resident. Quando o projeto migrou para o GameCube, eles descartaram, provavelmente porque no Resident Evil REmake, n?o há a cena em que Joseph pega uma m?o.

Referências

Reprodu??o

Cada uma das roupas extras da Rebecca e do Billy no relan?amento em HD s?o referências. Da esquerda para direita:

  1. Roupa tradicional;
  2. Rebecca com a vestimenta alternativa de Deadly Silence;
  3. Easter Egg de Resident Evil 2 com a foto secreta da personagem;
  4. Visual alternativo de Resident Evil REmake;
  5. Enfermeira vem de um extra do Resident Evil: The Mercenaries 3D;
  6. Roupa do Resident Evil 0 do Nintendo 64;
  7. Vestimenta de Cody Travers de Final Fight;
  8. Arte de capa japonesa do jogo “Mercs”.

Resident Evil 1 (1996)

Exclusivos do Sega Saturn

  • No Sega Saturn há um segundo Tyrant durante a batalha final;
  • Uma vers?o zumbi do Albert Wesker aparece no minigame “Battle Game”. Ele é bem mais difícil quando comparado aos outros inimigos;
  • Há um Hunter inédito chamado “Tick”, um pouco mais resistente.

Censuras

A abertura e encerramento do primeiro Resident Evil s?o feitos com pessoas reais que nunca tiveram experiência em atua??o que, aliado ao baixo or?amento, acabou resultando em cenas consideradas de “produ??o B”. Estas acabaram caindo “no gosto” do público pelo “trash”, ficando engra?adas de modo n?o intencional. Há três vers?es dessa introdu??o:

  1. A japonesa em cores (vídeo acima) com a violência n?o censurada e o Chris fumando.
  2. Mesma cena do número um, porém sem cores. Lan?amento europeu.
  3. Vers?o censurada em que boa parte da violência e o sangue (Ketchup?) n?o aparecem e o Chris Redfield n?o aparece fumando.

Outra parte censurada é a do primeiro zumbi do jogo mordendo o Kenneth, já que na vers?o japonesa há uma cena extra com a cabe?a do personagem caindo (vídeo acima).

Também foi censurado o desfecho ruim do Chris, já que ele aparece fumando novamente.

No Gameboy

A Capcom andava bem “ambiciosa” em desenvolver os jogos de Resident Evil para os consoles da Nintendo, impressionando a todos com a convers?o do Resident Evil 2 para o Nintendo 64 contando com as cenas em vídeo comprimidas em um cartcuho. Além disso, havia planos de lan?ar o primeiro Resident Evil para o GameBoy Color.

O anúncio veio em 1999, mas eventualmente o jogo foi adiado para 2000, até ser cancelado e come?arem o desenvolvimento de Resident Evil Gaiden, sendo uma história paralela.

Provavelmente cancelaram o título porque, mesmo com excelente visual para o portátil, sua jogabilidade poderia n?o ser divertida.

Resident Evil 2 (1998)

Entrada do departamento de polícia do Resident 3

é possível ver o port?o de entrada do departamento de polícia no mesmo angulo que a Jill Valentine o faz em Resident Evil 3. Para isso, o jogador deve matar todos os zumbis da regi?o, e depois ir em dire??o a porta escondida.

Quem é ele?

Todos os membros da Stars s?o reconhecíveis nessa foto, exceto o da extrema esquerda. Muitos especulam que ele seria Kevin Dooley, um piloto da RPD que foi planejado ao longo do desenvolvimento de Resident Evil 2, mas eventualmente foi descartado.

Resident 1.5 versus Resident Evil 2

Hoje em dia conhecido com esse título, o protótipo do Resident Evil 2 foi cancelado em 1997 após estar 70%-80% concluído.

Mesmo em estágio t?o avan?ado, a equipe, especialmente o produtor da série Shinji Mikami, estava insatisfeita com o resultado e decidiram cancelar o projeto e come?ar o Resident Evil 2 “do zero”.

Segundo Mikami, as ideias individualmente eram legais, mas todas juntas n?o estavam em harmonia, especialmente o roteiro que era “conclusivo demais” e poderia impedir futuras sequências. Fora que o visual n?o transmitia o clima de terror desejado e, segundo ele, estava longe de ser um “verdadeiro jogo de survival horror”.

Como as ideias individualmente eram boas, a maioria dos elementos foram aproveitados. Ou seja, a maior parte “do que” foi feito foi aproveitado, “como” foi feito que foi alterado.

Entre as diferen?as conhecidas est?o que o Leon escaparia para os esgotos junto com a Ada e o Marvin, sendo que este último teria um papel muito maior que no jogo final onde ele apenas participa como um personagem a beira da morte. Já a Ada seria praticamente igual, com a exce??o de que seria uma cientista.

Claire Redfield n?o seria a irm? do Chris e se chamaria Elza Walker e ao longo da aventura se uniria a Sherry Birkin e ao John, que na vers?o final passou a ser o Robert Kendo, o personagem da loja de armas, exercendo um papel bem pequeno. Um personagem exclusivo, Roy também faria parte da história e ele seria infectado por um vírus e seria morto pelo John.

Annette Birkin teria praticamente o mesmo papel da vers?o final, com exce??o de que também seria infectada e viraria um monstro. Brian Irons, que é o chefe do departamento de polícia de Raccon City, seria “do bem” e ajudaria na história do Leon. Por fim, o vil?o William Birkin ficaria gritando “Sherry”.

O departamento de polícia teria um visual mais moderno, diferente da final que tem um estilo “clássico” com obras de artes. Por fim, um número consideravelmente maior de armas também faria presente.

Resident Evil 3: Nemesis (1999)

Easter Egg de Shinji Mikami

No menu de epílogo, na aba do bot?o “Exit”, há um texto praticamente ilegível escrito: “Te amo, Shinji Mikami, retorne ao Menu”.

Morgan Freeman e Tim Robins cortados

Uma imagem da introdu??o pode ser encontrada dentro do vídeo de demonstra??o da vers?o japonesa. Nela, há uma referência aos atores Morgan Freeman e Tim Robbins no filme Um Sonho de Liberdade?de 1994. A imagem n?o aparece na vers?o final, provavelmente por quest?es de direito autoral.

Ideias originais bem diferentes

Originalmente o Resident Evil 3 seria protagonizado pelo Hunk, personagem secreto de Resident Evil 2, que teria que procurar um sample do G-Virus. Ao longo do desenvolvimento, eles decidiram mudar a história e passaram a contar com a Jill Valentine do primeiro Resident.

O título do PlayStation seria um spin-off, enquanto o Code Veronica para o Dreamcast seria o Resident Evil 3. No entanto, por quest?es contratuais com a Sony, a Capcom foi obrigada a colocar o “3” como nomenclatura no que originalmente seria um spin-off, e o jogo para Dreamcast passou a ter o nome alternativo.

Também haveria um modo para jogar com o Brad Vickers como um zumbi, além de que a Jill se encontraria com o Leon, Ada e o William Birkin ao longo da aventura. Provavelmente cortaram para n?o haver erros de continuidade.

Resident Evil 4 (2005)

Referência a Nikita

A campanha de Ada Wong, “Separate Ways” é inspirada no poster do filme La Femme Nikita.

Resident Evil 3.5

Resident Evil 4 veio para reinventar a série e ao longo do processo ele teve diversos betas

Biohazard 4 que virou Devil May Cry: Este contaria a história do protagonista Tony Redgrave e seu irm?o gêmeo, Vergil, filhos de Earl Spencer que viraram superhumanos gra?as ao uso do G-Virus.

Se passaria na Ilha Mallet, onde tinha uma fábrica da Umbrella. Bem no início da produ??o, a ideia era que o jogo fosse semelhante aos Residents clássicos, mas Kamiya acabou optando por um sistema de cameras dinamico para deixar o jogo mais “emocionante”, além de querer que os personagens tivessem mais habilidades.

Come?ando a ir numa dire??o muito “distante” do que Resident Evil foi feito para ser, foi decidido abortar o título em favor de uma nova série, que eventualmente se tornou o Devil May Cry.

Protótipo “Castelo”:? Já com o Leon como protagonista, seria uma continua??o direta de Code Veronica. Ele iria se infiltrar em um castelo europeu pertencente ao Oswell E.Spencer e seria infectado por um vírus liberado por Albert Wesker.

Protótipo “Alucina??o”: Sendo um desdobramento do Castelo, pouco se sabe sobre esta vers?o em termos de história, mas já apresenta ideias que viriam para a vers?o final, como a camera “acima-do-ombro”, um bot?o para soltar uma granada e o indicador de energia.? Essa foi descartada porque o GameCube n?o conseguiria carregar duas salas ao mesmo tempo para fazer o efeito de “alucina??o” do Leon.

Protótipo “Zumbi’:? Muito pouco se sabe sobre essa. N?o há artes conceituais, vídeos e nem nada. O que se sabe é que ele voltaria as raízes da franquia, algo que incomodava Mikami por acreditar que isso se tornaria repetitivo. Após alguns problemas internos, Mikami demitiu o diretor Hiroshi Shibata, e o projeto do Resident Evil 4 que conhecemos come?ou a “tomar corpo”.

Resident Evil 5 (2009)

Shinji Mikami demorou a jogar

Mikami declarou em uma entrevista que ele foi jogar o Resident Evil 5 apenas em 2011. Isso porque ele odiava a ideia de uma equipe ter feito o jogo sem ele ter participado.

Barry seria o co-protagonista

Inicialmente o jogo n?o teria uma experiência co-operativa, mas o Chris ainda sim teria um parceiro para ir a Africa, que no caso seria o Barry Burton do Resident Evil 1. Sheva também existiria no game, mas seria parte de uma milícia local que lutaria contra as armas Bio Organicas.

Aviso anti-drogas

A droga designada para manter o vírus do Albert Wesker em controle tem umas inscri??es dizendo: “Cuidado: N?o dê esse produto para crian?as abaixo dos dois anos sem consultar um médico“.

Resident Evil 6 (2012)

Clones da Ada

A ideia original da personagem Carla Radames era ser um clone da Ada Wong, mas os desenvolvedores n?o foram permitidos a incorporar clonagem na história. Sup?e-se que acreditaram que a trama ficaria muito “viajada” caso incorporassem esse elemento. Ao longo da história, seria revelado que ao longo da série nos deparamos com vários clones dela.

Chris Redfield morreria

Originalmente, o Chris morreria ao longo da história, mas os desenvolvedores eventualmente mudaram de ideia por acreditarem que iria ser um “choque barato” e que era desnecessário fazê-lo. Nesse contexto, decidiram matar outro personagem.

Resident Evil 7 VII: Biohazard (2017)

O primeiro n?o escrito no Jap?o

Até ent?o, o roteiro de todos os jogos eram escritos no Jap?o, mas no caso de Resident Evil VII foi Richard Pearsey, que anteriormente trabalhou em Spec Ops: The Line e F.E.A.R.

Unindo ocidente e oriente

Este é o primeiro game da série a incorporar ambos os títulos tanto pelo lado “de cá” quanto “do outro lado do mundo”. Por aqui, ele ficou conhecido como Resident Evil VII: Biohazard,?enquanto por lá ficou conhecido como Biohazard 7: Resident Evil.

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